Edital n° 1/2026 – I Concurso de Contos Regionais da Cidade de Guajará-Mirim e Guayaramerín
O I Concurso de Contos Regionais da Cidade de Guajará-Mirim e Guayaramerín é promovido pelo Departamento de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim e visa estimular a criação de contos regionais e o resgate de memórias culturais.
O Concurso é uma das ações do Projeto de Ensino e Extensão Contos Regionais das Cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín aprovado pelo Departamento de Extensão do IFRO, Campus Guajará-Mirim.
O gênero textual exclusivamente aceito é o CONTO, um gênero textual breve, escrito em prosa e formado apenas por uma história e um conflito. O Conto é uma produção escrita que pode ter vários tipos: realistas, populares, fantásticos, de terror, de humor, infantis, psicológicos, de fadas, portanto, trata-se de uma construção ficcional.