Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial / Dúvidas
Início do conteúdo da página

Dúvidas Frequentes

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 16h19 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 13h08 | Acessos: 370

duvidas frequentes

duvidas frequentes selecao portal TEC

duvidas frequentes selecao portal GRAD

 

Você pode consultar a SELEÇÃO para cursos de PÓS-GRADUAÇÃO, FIC e EAD no portal em PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO - CURSOS FIC e CURSOS UAB/IFRO.

 

 1. Qual a diferença entre cursos técnicos nas formas de oferta INTEGRADO, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTE ao Ensino Médio?

Na oferta integrada ao ensino médio, o aluno faz ao mesmo tempo, no IFRO, o ensino médio e o curso técnico escolhido. A oferta concomitante exige que o aluno esteja cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio, em outra instituição de ensino; paralelamente, ele faz o curso técnico no IFRO. Para fazer um curso técnico na oferta subsequente, é necessário que o aluno já tenha concluído o ensino médio. A certificação é a mesma para todas as formas de oferta.

 

2. Qual a diferença entre os cursos de Licenciatura, Superior de Tecnologia e Bacharelado?

Os três são cursos de graduação. A Licenciatura confere ao aluno competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado. O Superior de Tecnologia confere ao aluno formação especializada em uma área, com o grau de tecnólogo. O Bacharelado confere ao aluno competências generalistas, de formação científica ou humanística, com o grau de Bacharel.

 

3. Qual a diferença entre cursos técnicos integrais e integrados?

Os CURSOS INTEGRADOS são uma forma de oferta de cursos técnicos de nível médio.

Os CURSOS INTEGRAIS se referem ao TURNO em que o curso é ofertado. No IFRO os cursos podem ser ofertados pela manhã (matutino), tarde (vespertino), noite (noturno) ou integral (manhã/tarde ou tarde/noite).

 

4. O IFRO oferece CURSOS a distância?

Sim. O IFRO oferece cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação e formação inicial e continuada (FIC) nas modalidades presencial e a distância. Os cursos funcionam da seguinte forma: os alunos fazem parte das atividades a distância e têm que comparecer ao polo escolhido para participar de encontros presenciais e fazer as avaliações.

Para saber mais sobre os cursos a distância visite a página da Educação a Distância.

 

5. Quais os cursos regulares ofertados pelo IFRO?

Você pode conhecer os cursos através da página Nossos Cursos.

 

6. Qual o custo para estudar no IFRO?

Os cursos ofertados pelo IFRO são TOTALMENTE GRATUITOS.

 

7. Onde faço minha inscrição para o Processo Seletivo?

As inscrições para o Processo Seletivo dos cursos regulares do IFRO são realizadas exclusivamente pela Internet. Acesse o PORTAL DE SELEÇÃO.

 

8. Quando serão abertas as inscrições para o próximo processo seletivo?

A abertura de inscrições para os processos seletivos dos cursos regulares são informadas previamente no PORTAL DO IFROPORTAL SELEÇÃO e REDES SOCIAIS OFICIAIS (FacebookInstagramTwitter) do IFRO.

 

9. Um estrangeiro pode participar dos processos seletivos do IFRO? Qual a documentação necessária para ele se matricular caso seja aprovado?

Os estrangeiros podem se inscrever e participar dos processos seletivos do IFRO, mas, para isso, terão de informar seu número de CPF.

Para a matrícula, além dos documentos regulares descritos no edital do processo seletivo, os candidatos procedentes de outros países deverão apresentar fotocópia da cédula de identidade de estrangeiro (RNE) e/ou outro documento comprobatório com validade nacional, inclusive visto de permanência no Brasil, assim como os devidos comprovantes de escolaridade exigidos, os quais já deverão ter sido previamente reconhecidos, a nível nacional, pelas instituições responsáveis.

 

10. Eu já comecei a cursar o Ensino Médio em outra escola. Posso fazer a transferência para o IFRO?

Se você foi aprovado no processo seletivo do IFRO, já tendo iniciado o Ensino Médio em outra instituição que não faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, precisará retomar o primeiro ano do Ensino Médio, porque as aulas dos cursos técnicos são desenvolvidas de forma integrada às matérias escolares.

Para obter uma habilitação técnica, você pode participar da seleção para os CURSOS CONCOMITANTES.

 

11. O IFRO adota alguma política de cotas?

Sim. Hoje temos a reserva de vagas com base na lei 12.711/2012, que garante o mínimo de 50% das vagas para os candidatos oriundos de escola pública. E essas vagas são ainda subdivididas em renda menor que 1,5 salários mínimos por pessoa, independente de renda, e candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência. As demais vagas são destinadas à Ampla Concorrência.

 

12. O que é “Ação Afirmativa”?

Do total de vagas oferecidas em cada seleção, para cada curso, modalidade de ensino, forma de oferta e turno, no mínimo 50% são reservadas para ação afirmativa, ou seja, para candidatos que estudaram integralmente na rede pública. Destas vagas, a metade está reservada aos candidatos que comprovarem renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa da família; e, dentro destas últimas, 50% das vagas são reservadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência.

 

13. Possuo deficiência, posso participar do processo seletivo?

Sim. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência em TODOS OS CURSOS DO IFRO.

 

14. O candidato que fez apenas uma parte do Ensino Fundamental ou Médio em escola particular pode concorrer para as vagas de escola pública?

Não. Apenas candidatos que realizaram integralmente os seus estudos em Escola Pública. Aqueles candidatos que realizaram parte dos estudos em escola particular devem inscrever-se na AMPLA CONCORRÊNCIA.

 

15. O candidato que cursou parcial ou integralmente qualquer série(s) do Ensino Fundamental ou Médio em escola particular, com bolsa de estudo, pode concorrer às vagas de escola pública?

Não. Apenas candidatos que realizaram integralmente os seus estudos em Escola Pública. Aqueles candidatos que realizaram parte dos estudos em escola particular com bolsa ou não devem inscrever-se na Ampla Concorrência.

 

16. Quero trabalhar no IFRO. Como faço?

Para trabalhar em quaisquer das unidades do IFRO (Campus ou Reitoria) é preciso que o interessado participe e seja aprovado em concurso público, para servidores efetivos, ou em processo seletivo simplificado, para professores substitutos.

Obtenha mais informações sobre a seleção de pessoal acessando a página CONCURSO PÚBLICO no Portal de Seleção.

registrado em:
Fim do conteúdo da página